quinta-feira, 11 de setembro de 2008

A boca se enche com aquilo que enche nosso coração

Há poucos dias minha atenção se concentrou quando eu ouvi alguém citar a frase acima. Parei para pensar e meditar um pouco sobre isso e não é que é uma grande verdade. Nossa boca está, de fato, harmonizada com nosso coração. Ela só fala aquilo que, num determinado momento de nossa vida, enche nosso coração. É verdade, e como isso é verdade...Nossos sentimentos, oriundos de nosso coração se manifestam através de palavras, pronunciadas por nossa boca para que assim haja a possibilidade de expressarmos esses mesmos sentimentos.
Quando nosso coração se inunda com o doce sentimento do amor, as palavras que saem de nossa boca são também doces, suaves, leves, transmitindo para as pessoas que eventualmente nos ouvem naquele momento, uma vibração positiva que é transportada pela energia, também positiva, que vinda do fundo de nosso alegre coração, transborda para todos aqueles que estão à nossa volta.
Se amamos alguém em especial, tudo o que queremos é falar dessa pessoa para todos os demais, todo o tempo, em todos os momentos. Não cansamos de dizer, principalmente a essa pessoa, o quanto a amamos e como isso nos faz bem levando paz, alegria e felicidade à nossa alma.
Com orgulho falamos do nosso filho querido, das coisas que ele faz ou fez, seja ele uma criança ou um adulto, não importa, é nosso coração cheio de orgulho por ele que está falando através das palavras que saem de nossa boca. É a expressão de um sentimento profundo que se manifesta através de palavras para que todos saibam.
Com ternura nos lembramos e falamos de nossos pais, parentes e amigos que já partiram para o Oriente Eterno. É a saudade, oriunda do coração mais uma vez sendo expressa por nossas palavras às vezes até acompanhadas de uma lágrima.
Com gratidão mencionamos nosso amigo, ou nosso irmão, que nos ajudou e que nos deu provas de uma verdadeira e sincera amizade. Como isso é gratificante, nosso coração sensibilizado faz questão de contar isso a todos. A amizade é também uma forma de amor.
E nós maçons, que apregoamos a Fraternidade, um verdadeiro sentimento de irmandade, mais uma forma de amor que nos faz irmãos de verdade. Durante nossa iniciação como aprendizes, no meio de toda aquela emoção que vai, aos poucos, substituindo o temor, o medo do desconhecido, em nossos corações por algo mais profundo, mais consistente, quando ouvimos: "Confia no teu guia". Alí, um novo caminho se abre em nossas vidas, o qual será trilhado e compartilhado por muitos e muitos amigos que, fraternalmente, comungam dos mesmos ideais que nós e que, a partir daquele momento transformam-se fraternalmente em nossos irmãos. O coração se rejubila e através de palavras se manifesta: Graças ao G:.A:.D:.U:. eu sou maçom.
Mas, e quando nosso coração está carregado de mágoas ou de ódios ? O que sairá de nossas bocas ? Sem dúvida alguma, só sairão palavras ferinas, carregadas dessas mágoas e desses ódios. Uma energia negativa que, oriunda de um coração machucado, magoado, decepcionado, sairá de uma boca carregada, envenenada, na forma de palavras sibilantes, que afetarão da mesma forma pesada e negativa, todos aqueles que estiverem em volta. Como serpentes que dão um bote mortal, essas palavras machucam, entristecem e também magoam as pessoas que as ouvem, tornando todo o ambiente ao redor carregado de uma atmosfera pesada, quase irrespirável provocando nos ouvintes uma necessidade de sair dali e procurar algo mais leve para ouvir e, claro para respirar.
Outros sentimentos podem também invadir nosso coração: dor, paz, compaixão, angústia, etc. Nossas palavras, sem dúvida, sempre acompanharão esses sentimentos. Às vezes confortando, às vezes alegrando, às vezes punindo, às vezes orientando mas sempre de forma harmonizada com o sentimento que naquele determinado momento ocupa nosso coração. Entretanto, é importante frizar, que é sempre aconselhável que tenhamos equilíbrio, que tenhamos bom senso. Nos momentos de amor, falamos, nos momentos de ódio, calamos. Mesmo porque, não podemos nos esquecer que sempre, em qualquer circunstância ou situação, o maior alvo de nossas palavras será sempre aquele que as estiver proferindo. Em outras palavras, nós mesmos. Isto quer dizer que nós nos rejubilaremos em momentos de felicidade e amor mas, ao contrário, seremos prejudicados e cobrados como responsáveis por tudo o que de negativo nossa boca proferir. Plante amor e colherá de seus frutos. Semeie o ódio e, sem dúvida, irás colher as tempestades que esse ódio fará desencadear, com toda a violência e tristeza que virá agregada a ele. Para bom entendedor meia palavra basta...
O amor sincero desencadeia uma série de emoções positivas como a amizade, a fraternidade, a caridade, a gratidão, a paz interior, a bondade, a piedade, o respeito mútuo, provoca a nossa aproximação ao nosso Mestre Jesus e seus ensinamentos, quaisquer que forem os caminhos que levem a Ele, ao Nosso Pai, Provoca a união das pessoas, nosso verdadeiro amor pelo próximo, desinteressado das coisas materiais, nosso amor pelos animais, pelas plantas, pela natureza. E uma vez que estejamos harmonizados no amor, nossa boca apenas proferirá palavras de carinho, de consolação e cantará hinos em louvor a Deus Nosso Pai.
Quando assim acontecer, não haverá mais lugar para a violência, que hoje perdeu o controle e banalizou-se totalmente porque, apesar do homem violento também ter Deus no âmago de seu coração, ele perdeu o sentimento do amor e, perdendo o amor, afastou-se totalmente do caminho do G:.A:.D:.U:., plantando sementes cuja colheita será por demais dolorosa e penosa.
Então entendamos que, somente através do amor em nossos corações é que poderemos finalmente nos harmonizar com a essência mais pura do amor eterno que é o G:. A:. D:. U:.
SÓMENTE NO AMOR CHEGAREMOS AO PAI
21 de Outubro de 1999 da E:.V:.
Ir:. Wilson S. Amabile

Nenhum comentário: