quinta-feira, 30 de outubro de 2008

HUMANIZAR A MAÇONARIA

“Vós, pois, como eleitos de DEUS, santos e amados, revesti-vos de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão , longanimidade”.
Paulo –Colossenses, 3:12

Meus Irmãos Todos:
Indubitavelmente, não basta apreciar os sentimentos sublimes que a nossa sublime Ordem, a MAÇONARIA, nos inspira. É indispensável revestirmo-nos deles.
Afinal , a Maçonaria foi feita para o Maçom. Há necessidade de estimulá-lo a se desenvolver em sua educação, postura, ação e conhecimento para que possa enfrentar como VERDADEIRO CONSTRUTOR SOCIAL nossa complexidade social atual.

E com essa visão que julgamos necessário HUMANIZAR A MAÇONARIA.
Humanizar que é do latim “humanus” = humano, processo de tornar mais humano.

E também por termos observado no meio maçônico várias questões ligadas ao personalismo das lideranças, a falta de preparo e estudo dos dirigentes ou gestores maçônicos. Questões essas que resultam em anti-fraternismo, dissidências, fofocas, relações estremecidas, ciúmes, etc.. E tudo isso, revelando que na prática os Maçons estão com dificuldades para agir de acordo com a teoria passada em nossos TEMPLOS.

Enquanto isso, nossas Lojas, com raras exceções, estão sempre envolvidas na formatação burocrática. Há anos realizando as mesmas coisas, as mesmas sessões. Sempre do mesmo jeito, sem questionar nada. Sem evolução e nós já estamos no século XXI. E sem evolução nos mais variados sentidos, faltando dinamismo, criatividade e inovação naquilo que pode e deve ser assim encaminhado. Por isso, com qualidade, com espiritualização é possível torná-la mais humana. E assim, alcançarmos nossos objetivos de CONSTRUTORES SOCIAIS.
Por isso é necessário HUMANIZÁ-LA.

Há necessidade de termos uma melhor didática, que cative o maçom, que retenha talentos e que seja mais interativa. Termos esses, usados em vários meios sociais, Aliás, de onde vem o profano para ser Maçom? Da sociedade.

Uma melhor docência, que pode-se obter via inter-visitação, com interação do maçom com sua Loja e com as co-irmãs. Com Bibliotecas, Museus, Clubes de Cultura e Grupos de Estudos. Nós estamos hierárquicos e burocratizados em demasia.
Esta convivência, nos mostra que só há evolução, se juntos praticarmos e juntos aprendermos. Há necessidade de aprender a aprender.
A Loja Maçônica, por ser um organismo vivo, é local onde é possível uma fraternal troca de idéias e conceitos. Tem sim, que ser cada vez mais humanizada. Não basta saber sobre ritualística , se o relacionamento interpessoal é falho. A FRATERNIDADE, se faz com os irmãos e não com o ritual.




Devem os irmãos, com essa troca, com esse convívio, caminhar em comum união, para os pensamentos, conceitos e valores, propostos pela MAÇONARIA. Unidos serão mais humanos, desunidos beneficiarão a BUROCRACIA, que inibe o desenvolvimento.

“SINTO REMORSOS POR DEIXAR MINHA VIDA SE AFOGAR NUMA EXISTÊNCIA BUROCRÁTICA”. Franz Kafka.

Humanizar a Maçonaria, via trabalho social, pode e deve, smj, dar a verdadeira dimensão social daquilo que em TEMPLO pregamos e difundimos para todos. Ter convicções, mas não ter obras, é tornar estéril o conhecimento. É egoismo.
A solidariedade maçônica, precisa ser vista como um avanço e não como algo para cumprir sem sentimento.

Uma das maneiras mais eficientes de HUMANIZAR A MAÇONARIA, é estreitar o relacionamento da instituição com a família do MAÇOM.
Não só o Maçom, mas também sua família precisa do nosso cuidado institucional.
É lá que inicialmente é praticado o que nós todos aprendemos na Maçonaria.

Uma outra maneira, que precisamos desenvolver mais é de usar a TOLERÂNCIA pró-ativa em nosso meio. Saber ouvir para orientar e ajudar sem a pretensão de resolver o problema do outro. Mas o auxílio não pode faltar. Ouvir em todos os sentidos, as necessidades, em suas peças de arquitetura e não confundir a mensagem com o mensageiro. Isso não! Dar o devido tempo e atenção a todos.

Assim, meus irmãos todos, as lojas, os irmãos e por fim a Maçonaria como um todo, deve se preocupar em vivenciar o SENTIMENTO PURO da FRATERNIDADE, da TOLERÂNCIA, da SOLIDARIEDADE que são ferramentas do sentimento mais nobre que é o AMOR.

Para HUMANIZAR A MAÇONARIA, precisamos nos tornarmos mais tolerantes, mais fraternos, benévolos, afáveis com todos, sem nos preocuparmos com pompas e circunstâncias que estão desvirtuando nossos sentidos. Mas há necessidade de uma CORAGEM COLETIVA para isso.

E a CORAGEM COLETIVA, passa pelo caminho humanziado da EDUCAÇÃO MAÇÔNICA, que é sim a finalidade da MAÇONARIA UNIVERSAL. Não só o como fazer, mas o por que fazer também. Sairmos deste encontro de repetição ritualística, para compreensão do SER MAÇOM.

Uma escola de BONS COSTUMES, de HOMENS LIVRES, de SERES POLÍTICOS, aprendendo a CONSTRUÇÃO SOCIAL, para tornar FELIZ A HUMANIDADE. Eliminando a Vaidade, o Egoísmo, o Orgulho, as muitas coisas efêmeras do mundo atual. Que são gigantes atrapalhando o Maçom em seu desenvolvimento integral.





Unidos todos nós, compreenderemos melhor, os objetivos de elevação do Homem, compreendendo melhor o ser que é, e a si mesmo. Não somos só corpo biológico, por isso é necessário espiritualizar-se, o que nos torna diferentes do homem mundano atual. Assim, nossos rumos além de corrigidos serão direcionados para o SER, para o Maçom, e isso é HUMANIZAR A MAÇONARIA.

Teremos a vontade, o querer e a ação que bem estruturadas , ajudem ao maçom e ao próximo mais próximo, seu irmão nos fundamentos morais, filosóficos e intelectuais que nos é proporcionado pelo sentimento de sermos MAÇONS. E pela vivência fraterna, amistosa e alegre em LOJA . E isso é possível, nas Lojas por aqueles que já vivenciaram esses momentos, e que dão o exemplo com suas contribuições nos trabalhos semanais. Movidos pelo EXEMPLO. Nossa maior arma, junto com o VERBO. HUMANIZAR PELO EXEMPLO. É que fazem os Pais.

E o AMOR FRATERNAL, compromisso maior de nossa insituição, será revivido e praticado por todos, após essa necessária compreensão, que a MAÇONARIA FOI FEITA PARA O MAÇOM - por isso se faz necessário HUMANIZAR A MAÇONARIA.

Meus Irmãos Todos;
“O PROGRESSO GERAL DA MAÇONARIA É RESULTANTE DE TODOS OS PROGRESSOS DOS MAÇONS “.

E a Humanização passa sem dúvida pelo LÍDER. Esse Líder deve ouvir, entender e atender o MAÇOM, no que for viável em suas variadas e numerosas necessidades. Assim faz o LÍDER, está apto a dar o exemplo, por que faz.
E dessa maneira, fazendo da LOJA não um ser fechado ao cumprimento burocrático, mas um SER VIVO para o MAÇOM. Esse se sentirá acolhido e derpertado em sua humanidade. Compartilhando sentimentos, exemplos e conhecimento, poderemos todos nós evoluirmos, para fazermos um futuro melhor para todos.

O PASSADO é para ser entendido e não vivenciado. Ele não pode ser mudado, mas compreendido para que os erros não se repitam.
HUMANIZAR A MAÇONARIA É ESTARMOS JUNTOS, sem superioridade, nem hierárquia. Essas servem para as tais pompas e circunstâncias, para as formalidade quando se fazem necessárias, mas não para o convívio nas Lojas. SOMOS IRMÃOS.

“SOLIDÁRIOS, SEREMOS UNIÃO. SEPARADOS UNS DOS OUTROS SEREMOS PONTO DE VISTA. JUNTOS ALCANÇAREMOS A REALIZAÇÃO DE NOSSOS PROPÓSITOS”. Dr. Bezerra de Menezes, Médico Espírita.






HUMANIZAR, com um trabalho profundo de entendimento , com uma vivência sincera, em busca do real ensinamento maçônico de AMOR FRATERNAL. Lealdade, sem reservas mentais, uma fala clara e transparente com todos e para todos e de todos. Assim, transformaremos uma IGUALDADE falada em praticada. Um FRATERNIDADE COMPROMETIDA, que é conseqüência natural do processo este de HUMANIZAR A MAÇONARIA. E assim a LOJA passa a ser um CENTRO DE CONVIVÊNCIA, para um melhor desbastar a PEDRA BRUTA. Convergente para o COMPREENDER e PERDOAR o próximo, porque assim também seremos. Será um SEMEAR de idéias e atos, já que é necessário concretizá-las.

“QUE BELO É TER UM AMIGO! ONTEM ERAM IDÉIAS CONTRA IDÉIAS.
HOJE É ESTE FRATERNO ABRAÇO A AFIRMAR QUE ACIMA DAS IDÉIAS,
ESTÃO OS HOMENS”. Miguel Torga – Escritor Português

Meus Irmãos Todos, Líderes , vamos acolher , vamos higienizar nossos pensamentos, nossas ações, em direção do FRATERNO, do convívio salutar e na direção do IRMÃO e não da burocracia.

Vamos todos HUMANIZAR A MAÇONARIA já que para enfrentarmos o SÉCULO XXI, precisaremos de uma MAÇONARIA e de um MAÇOM do SÉCULO XXI. Que entenda de gente , que seja líder e pró-ativo em benefício dos irmãos e não de uma pompa e circunstância que é para dentro do TEMPLO. Para fora que é nossa missão, devemos nos solidarizar com ações para TORNAR FELIZ A HUMANIDADE.

Com UNIÃO FRATERNAL, sem fronteira de raças e credos, como aliás, fala nosso Ir:. CHANCELER, sem melindres. Agindo com LEALDADE e SINCERIDADE com todos será muito mais fácil ultrapassarmos os interesses pessoais e trabalharmos coletivamente. Devemos substituir a desconfiança pela esperança e confiança nos irmãos, onde assim vamos irmanados em busca de nossas melhorias e de melhorias para todos. Mas, não podemos confundir , meus irmãos, componentes com conteúdo, meio com fim, sob pena de nos tornarmos experto(de experiente) em rituais, e reprovados em relações humanas, do viver social que é um dos grandes objetivos de nossa instituição.

Meus Irmãos todos;
HUMANIZAR A MAÇONARIA é o que achamos necessário neste mundo globalizado, tecnológico, que quanto mais evolui, mais importante se torna o HOMEM que é para nós o MAÇOM.

PARE DE OBSERVAR, COMECE A FAZER.
Fraternalmente.
Carlos Augusto G. Pereira da Silva
EX:.V:.M:. da CINQ:. BEN:. LOJA SIMB:. OBREIROS DE SÃO JOÃO Nº 42
PORTO ALEGRE – RS mano@cpovo.net

Grupo Maçônico ORVALHO DO HERMON - Visite-nos: http://br.groups.yahoo.com/group/orvalhodohermon

Nenhum comentário: