sábado, 8 de maio de 2010

A Liderança nas Lojas Maçônicas

Inicialmente chamo a atenção dos Irmãos para o fato de que nos trabalhos que apresento sempre procuro trazer uma mensagem... Um chamar à razão... Na certeza de que cabe a cada de nós fazer suas reflexões e através de suas análises chegar às suas próprias conclusões.

Administrar uma Loja é tarefa muito mais complexa do que supõem aqueles que julgam o exercício dos cargos apenas como o dever de desempenhar as tarefas ritualísticas. Assim como nas empresas não há o chefe superior inato, na Maçonaria também não há dirigente ou ocupante de cargo inato. Para administrar uma Loja é mister a observância de normas e práticas eficientes, como, por exemplo as aconselhadas pelo Mestre Fayol:

PREVER - ORGANIZAR - COMANDAR OU DIRIGIR - COORDENAR - CONTROLAR.

Dito isto somos arremetidos para o que se pode considerar como uma das funções mais difíceis de serem exercidas em qualquer atividade humana: A liderança.

Nas Lojas maçônicas a liderança do Venerável Mestre é de fundamental importância para a direção dos trabalhos, realização de projetos, dinamismo e união dos Irmãos, até porque cada maçom em particular se considera um líder e o confronto de líderes pode gerar conflitos.

Neste contexto o Venerável não tem por missão impor normas; faz respeitá-las sem que ninguém sinta. Sua missão é sempre impessoal e ele não se impõe pela força. É apenas o condutor dos trabalhos, eqüidistantes das facções que, no plenário da Loja, lutam por suas idéias.

É importante, também, distinguir liderança e autoritarismo. Lembro-me, perfeitamente, das abordagens feitas por um Instrutor de Liderança em Curso realizado na década de 1960 quanto a lideres autocráticos e democráticos com suas distintas concepções.

O autoritário é impositivo, dominador, arrogante, despótico e se impõe pelo poder que detém.

O democrático, por sua vez, é ético, confiável, sensato, cheio de energia, humilde, ansioso por aprender e se destaca pela competência em tratar com pessoas e coisas.

Esses aspectos básicos e, com certeza, já sobejamente, conhecidos e que trazemos às nossas reflexões. Com toda certeza o assunto não se esgotará e aqui não trouxemos questionamentos, respostas ou soluções. Razão pela qual, entendemos, tudo deva ficar por conta de cada um de nós, Maçons, no individualismo de cada um dentro da Ordem, que no somatório final, trará com certeza, uma melhoria dos trabalhos desenvolvidos e de nossos relacionamentos interpessoais. Na verdade, este argumento é conservador, travestido de palavras progressistas que escondem as posições que se defrontam com a realidade de cada Loja.

Afinal, o que é liderança e qual a razão do tema?
Liderança é a capacidade de fazer com que todos remem na mesma direção, estimulados por um objetivo comum a todos.

É exatamente isto que os membros de uma Loja precisam fazer: remar na mesma direção, e com isto não estou desprezando a existência do aspecto que faz funcionar a LOJA ESOTÉRICA e que foge, obviamente, às abordagens do tema ora proposto. O líder de uma Loja Maçônica é o Venerável Mestre que é um indivíduo, tem mente, um corpo, um envoltório de compreensão. Sob o ponto de vista administrativo uma Loja Maçônica é um mundo exatamente como todos os demais. O Venerável Mestre é quem exerce o controle sobre a organização. Uma Loja tem um sistema de poder verticalizado, isto é, possui uma hierarquia bem definida: Venerável, Primeiro Vigilante, Segundo Vigilante, etc Assim sendo, podemos dizer que, enquanto no mundo profano, os ocupantes de cada cargo delegam a execução de tarefas e não a responsabilidade pelos erros ou acertos. Na maçonaria delega-se a execução e a responsabilidade pelos erros ou acertos. Exemplificando: Diz o VM Iir. 1 e 2 Vvig anunciai em vossas colunas assim como anuncio no Or.

Diz o 1 V., seguindo a hierarquia, Iir. da col., eu vos anuncio por ordem do VM, que ele... Segue-se o 2 V, fazendo o anuncio na coluna do Sul. A palavra está na Col. do Sul. Seguindo a hierarquia, a palavra volta ao 1 V: - A palavra está na col. do N. - Reina silêncio na Col. Do Sul Ir. 1 V. Cabendo ao 1 V após reinar silêncio dizer: - VM reina silêncio em ambas as colunas.

Pode parecer estranho tal abordam dos diálogos mas observemos que o VM ao final diz: - Não havendo mais quem fazer uso da palavra, a mesma será concedida ao Ir. Orador para as suas conclusões, como Guarda da Lei na forma do ritual fará uma rápida análise dos trabalhos realizados, saudará os visitantes e dará a sessão com justa e perfeita, etc Dada a importância do Orador na condução dos trabalhos de uma Loja Maçônica encontramos, no Grande Dicionário Enciclopédico de Maçonaria e Simbologia, detalhada, não a função, mas a postura de um Orador sob o ponto de vista do seu autor Nicola Aslan.

No que tange a liderança na maçonaria podemos enumerar o seguinte:

Maçons há que quando são eleitos para cargos, presumem que serão seguidos, naturalmente, pelos irmãos. Este é o primeiro engano. Maçons há que acreditam que a leitura de livros sobre liderança os tornarão aptos para o exercício da função de cargos maçônicos. Segundo engano.

Dentro da dualidade: esotérica-administrativa muitos maçons com pretensões de se tornarem líderes, compram livros na esperança de alcançarem seus objetivos. Essas iniciativas geram um sentimento de satisfação mas, na prática, a liderança acaba não acontecendo.

É possível, também, o enveredar nas pesquisas às biografias dos grandes líderes e procurar pistas sobre suas habilidades, entretanto, os benefícios desse esforço serão ínfimos porque os autores desses livros biográficos descrevem apenas o que os líderes realizaram, mas não descrevem como e porque o realizaram. Na verdade, os próprios líderes pouco dizem como se tornaram um líder, porque não existe fórmula alguma para liderança.

O próprio líder não consegue reconhecer suas características individuais e que fazem com que as pessoas o sigam, mas as pessoas respondem a essas características. Portanto, somente observações ao longo dos anos podem tornar esta perspectiva nítida.

O líder, por sua vez, deve utilizar não só a cabeça, mas também o coração. A liderança, em sua essência, deve tocar o coração e a alma. Ela está, quase sempre, fundamentada em uma conexão emocional e não, simplesmente, racional. E, convenhamos às vezes a pretendida liderança, particularmente, em uma Loja, contrariando a "tradição maçônica" não é exercida, democraticamente, pelo Venerável Mestre. É que abrimos parênteses para dizer não ser este o caso de nossa Loja.

Philip Crosby tem uma definição de liderança muito interessante que é a seguinte:

"Liderança é, deliberadamente, fazer com que as ações conduzidas por pessoas sejam planejadas, para permitir a realização de um programa de trabalho."

Adaptando esta definição para a linguagem maçônica, poderíamos ter algo assim:

Liderança é, deliberadamente, fazer com que as ações executadas pelos Irmãos da Loja sejam planejadas para permitir a realização de um plano de trabalho.

Precisamos desdobrar alguns elementos da definição para tornar a mensagem mais compreensível.

"Deliberadamente" significa que a Loja deve eleger um determinado caminho e um propósito, estabelecendo objetivos e metas claras na mente de todos os Irmãos.

"Ações executadas pelos Irmãos" significa que os objetivos e metas devem ser alcançados por meio de ações empreendidas por todos os Irmãos e não ações executadas por um pequeno grupo deles.

"Planejadas" significa programar uma seqüência de eventos que permita que os Irmãos saibam, exatamente, aquilo que vai acontecer e o que se espera que cada um faça.

"Plano de trabalho " refere-se às realizações específicas que, realmente, se deseja alcançar.

Portanto, caros Irmãos, para o exercício pleno da liderança é preciso seguir alguns princípios fundamentais:

1.Um programa de trabalho claro e definido.
2.Uma filosofia individual.
3.Relações duradouras.
Meditemos sobre tais princípios.
Aqueles que desejam ser líderes precisam compreender, assimilar e implantar estes princípios de liderança, tendo sempre em mente a trilogia da Ordem Maçônica:

Liberdade - Igualdade e Fraternidade


Liberdade com ordem.

Igualdade com respeito.
Fraternidade com justiça.

Liderança envolve um trabalho árduo. Muitos dos que aspiram ao papel de líder, não conseguem desempenhá-lo. Outros têm os atributos adequados, mas nunca chegam a fazer qualquer coisa a respeito.

Confesso que gostaria de estender-me muito além do que foi até aqui exposto, por se tratar de um assunto, por si só, palpitante, complexo e controverso, em particular, quando trazido para as hostes maçônicas quanto à sua interpretação e aplicabilidade. Entretanto, acredito que as seguintes premissas não podem ser esquecidas:

"Dê poder ao homem e o conhecerás."
"De todas as paixões que agitam a sociedade a mais funesta e sanguinária é a ambição pelo poder."
"A obrigação do maçom cujo poder é temporal deve por escopo manter a Ordem intacta."

GRUPO MAÇÔNICO ORVALHO DO HERMON
Fundado em 31 de maio de 2006 - ANO IV
Rio de Janeiro – RJ – Brasil

Nenhum comentário: