sábado, 8 de maio de 2010

O LÍDER MAÇÔNICO


"Para um verdadeiro líder, ter que mandar é uma derrota pessoal. Mas, se for preciso, ele vai mandar, até porque a vida não é feita somente de vitórias.
Um líder que conjuga excessivamente o verbo mandar, na primeira pessoa do singular, não é líder é chefe. E, chefe, só tem quem depende dele.
Se o líder a quem você segue usa muito o verbo mandar na primeira do singular, cuidado! Você pode não estar seguindo a um líder, mas vivendo com medo de um tirano e o medo é o pior sentimento que um ser humano pode experimentar. O medo vai encolhê-lo e transformá-lo em alguém fraco e incapaz de agir por conta própria (ainda que através do seu líder). Procure seguir alguém que conjugue o verbo poder, na primeira pessoa do plural. Vocês terão mais sucesso.
O líder de verdada não diz o que tem que ser feito, ao contrário, ouve (sente, enxerga) o que aqueles que são seus colegas de missão queiram e repete. O líder pode e tem o direito de dar "um toque pessoal" às decisões de um grupo, até porque ele faz parte do grupo e sua opinião também conta, mas, no final das contas, é o grupo quem deve decidir. O líder de verdade é mais um "seguidor" do que um "determinador".
A história destaca muitos chefes e poucos líderes, com efeito, vemos, infelizmente muitos líderes que viraram chefes, enebriados com a falta de capacidade daqueles a quem passaram a comandar.
Muitas vezes, o grupo não sabe o que quer, mas não cabe ao líder decidir, apenas conduzir o grupo a uma decisão de consenso. Voltando ao início, se precisar mandar, ele o fará, mas não se sentirá bem com isso. O líder que se sente bem mandando, não é líder, é tirano. Esse "tipo" de líder acontece, principalmente em sociedades cujo povo não tem preparo e é guiado como um rebanho.
Finalmente, o verdadeiro líder preocupa-se em vencer a mais difícil das batalhas que é contra a sua própria vaidade e os seus próprios defeitos, a batalha contra si mesmo. O verdadeiro líder é, antes de qualquer coisa, líder de si mesmo." - Winston Churchill

GRUPO MAÇÔNICO ORVALHO DO HERMON

Fundado em 31 de maio de 2006 - ANO V
Rio de Janeiro – RJ – Brasil

Nenhum comentário: