quarta-feira, 29 de outubro de 2008

KABALAH

UMA ÚNICA MAÇONARIA!

(Tratado GOB X GLESP)
e. figueiredo(*)

Ainda não descobri a maneira infalível
de governar, mas já aprendi a fórmula
certa de fracassar: querer agradar a todos, ao mesmo tempo.
John F. Kennedy
Disse Jesus: “Um só é o vosso Pai, e vós sois todos Irmãos !”
Tomemos como libelo a frase, mas, antes façamos uma analogia com os integrantes da Sublime Ordem: “Uma só é a vossa Maçonaria e vós sois todos Irmãos !”
Apesar do tratado ser um dos maiores atos na Maçonaria Brasileira recente, em um dos seus artigos ratifica o que os Irmãos, do contingente da base, já praticam, que é a convivência natural em harmonia, independente de Potência e/ou Obediência. (Até as designações eram distintas !) Sabe-se que são comuns as visitas em Lojas de Irmãos de Potências (Obediências) diferentes, não impedindo o relacionamento amistoso e salutar. Pouco se ventila, entre eles, do problema das separações e divisões, e, quando o fazem, a opinião é de que não deveriam existir. É muito comum ouvir, nessas ocasiões “...Mas a Maçonaria é uma só !”
Não raro, encontramos em algumas regiões, associações Maçônicas que congregam Maçons de várias Obediências (Potências), cujo convívio é na mais perfeita harmonia. Agem como verdadeiras agremiações ecumênicas, tendo como objetivo os mesmos princípios ditados pela Sublime Ordem. Um bom exemplo é o próprio CERAT. Fundado em 1987, o CERAT- CLUBE EPISTOLAR REAL ARCO DO TEMPLO, é constituído de Maçons que pertencem às mais diversas Potências (Obediências) de vários Estados do Brasil, apertando, ainda mais, os nós do nosso entrelaçamento. Dessa forma, o CERAT está auxiliando os estudiosos, pesquisadores e àqueles que têm sede de ampliar o conhecimento sobre a Arte Real. O contato epistolar tem aumentado o resultado na obtenção de informações, as quais dificilmente obter-se-iam sem uma pesquisa mais longa e custosa.
Anos atrás, pouquíssimos acreditariam na celebração de um tratado dessa natureza, cuja aproximação deverá gerar bons frutos. Se o tratado em si para alguns causou estranheza e já creditam, aos idealizadores pela assinatura, responsabilidade caso surjam imprevisíveis problemas, ainda assim, o ato está revestido de uma importância relevante para a Ordem. Não impede, infelizmente, de ter os seus algozes que se mostram contrários com críticas de lado a lado, condenando seus próprios dirigentes. Os que não falam, torcem o nariz ! São eternos fabricantes de futricas, que, certamente, não terão êxitos com as suas maquinações e à quem devemos condenar ao limbo.
Não seríamos coerentes com o que juramos, quando da nossa iniciação, e com os princípios da própria Maçonaria, se não apoiássemos essa iniciativa corajosa, (que já tem repercussão nacional !), contra uma injustificada teimosia que se arrastava há muito tempo.
Espera-se que essa atitude da GLESP e do GOB, seja o primeiro passo para a tão sonhada (utópica !) fusão, que permitiria romper a barreira das vaidades, que campeiam àqueles que têm o privilégio de conduzir os destinos da Ordem, e, que causam prejuízos, agindo diferentemente aos princípios por ela postulados. E mesmo que isso tarde, historicamente, o tratado já é um marco !
Lamenta-se que esse importante passo não tenha sido dado bem antes. Teria, certamente, evitado transferências de maus elementos, de um lado para outro (mudança de camisa !), que praticaram desmandos e mazelas em suas respectivas Obediências (Potências), algumas até inconfessáveis. Não fora a criação do presente tratado, isso tornar-se-ia uma interminável novela com episódios cada vez mais surpreendentes e reveladores. As Lojas têm motivos de sobra para comemorar esse acontecimento. Quem não acompanhar essa evolução, acabará desperdiçando os ventos da verdadeira irmandade que a beneficiam no momento atual.
O documento, provavelmente, propiciará a obtenção de algum reconhecimento do exterior, que ainda não se tem, facilitando o relacionamento de ambas as partes. Por isso, afora outros interesses que o tratado possa ter, não deixa de ser um bem e que devemos aplaudir.
Em nome do CERAT , congratulo-me com os componentes da comissão, autores do ato, pela brilhante iniciativa que levou ao bom termo uma idéia, cuja essência vale sobretudo para a própria Ordem...
“ Oh! Como é bom e agradável
Aos Irmãos viverem juntos.
Como o óleo perfumado na cabeça,
Que desce para a barba, a barba de Aarão;
Que desce para a orla de suas vestiduras.
Como o orvalho do Hermon
Que desce sobre a montanha de Sião.
Ali derrama o Senhor a sua bênção,
A vida para todo o sempre. “
...E que vivamos felizes para sempre !
Assim seja !

Grupo Maçônico ORVALHO DO HERMON
http://br.groups.yahoo.com/group/orvalhodohermon