domingo, 7 de junho de 2009

O REAA na Alemanha


O Rito Escocês prospera na República Federal da Alemanha, sob o primeiro malhete do Ir. Hubert Kopp, 33° Soberano Grande Comendador. O Conselho Supremo, sediado na Rua Rembrandt, nº 18 no Oriente de Frankfurt, vem se desenvolvendo de modo significativo.
Hubert Kopp é Soberano Grande Comendador do Supremo Conselho para a Alemanha desde 1997. Ele se tornou membro de uma Oficina Maçônica em 1959, é um Past Máster e Grão Mestre Distrital, bem como um fundador de uma nova Loja, em Hanover.
Aderiu ao Rito Escocês em 1968, foi levado ao grau 33 ° em 1985, sendo um membro ativo do Conselho Supremo do Rito Escocês Antigo e Aceito da Alemanha, desde 1990.
Kopp é hoje editor, Membro Honorário e Emérito representante na Alemanha do Conselho Supremo. A Maçonaria tem a sua origem, e mantém seu ensino através de lendas. Assim também são as lendas relativas ao rei prussiano Frederick II, mais conhecido como Frederico o Grande, que se afirma ter elaborado e assinado as Constituições de 1786. Infelizmente, nos arquivos da Grande Loja Mãe Nacional aos Três Globos, que foi fundada por Frederico o Grande, não têm quaisquer vestígios que confirmam a referida atividade.
Mas é uma tendência das lendas que não corresponde necessariamente à realidade histórica. Sabemos que as lendas presentes em nossos rituais possuem apenas um valor simbólico. Assim, certamente Frederico o Grande, no seu tempo como um monarca e maçom considerava-se obrigado a realizar a tarefa essencial do avanço da Maçonaria. Estamos orgulhosos de designar o Irmão Frederico II como um dos nossos, apesar de sermos incapazes de se referir a ele nos anais da nossa Ordem. Para o Irmão historicamente informado, já está claro por que razão só foi possível em 1930 instalar o Conselho Supremo para a Alemanha, a 33ª e última do Grau, do Antigo e Aceito Rito Escocês. Ao contrário do que se afirmou em relação à Antiga Grande Loja Prussiana, ela tinha seu próprio sistema de alto grau. Por conseguinte, o Simbolismo da Grande Loja da Alemanha, que foi fundada em 1930 teve como base para o Rito Escocês que, não foi reconhecida como uma Grande Loja da Alemanha. A proibição contra a Maçonaria, na Alemanha pelos fascistas eliminou qualquer debate sobre a questão do reconhecimento. Os Graus do simbolismo e do Simbólico e do Supremo Conselho foram colocados em exílio em Praga e Jerusalém.
O supremo Conselho para a Alemanha retornou as suas atividades em 22 de Fevereiro de 1948. Em 1949, na Igreja de São Paulo, em Frankfurt a Grande Loja Unida da Alemanha foi reativada para tirar do adormecimento as Lojas das Antigas Grandes Lojas. Hoje, esta Grande Loja tem a denominação de Grande Loja dos Maçons Antigos Livres e Aceitos, uma das parceiras das Grandes Lojas Unidas da Alemanha. Assim, o Rito Escocês tem ampla base maçônica para trabalhar com seus Altos Graus, em razão dos tratados realizado em estas duas Potências.
Existem atualmente 99 órgãos do Rito Escocês na Alemanha. Felizmente, com a conseqüente reunificação da Alemanha reiniciou seus trabalhos na antiga União Soviética-Zona ocupada (mais tarde República Democrática Alemã), quando, em 1997, a primeira Loja de Perfeição, em Magdeburgo iniciou o a criação de outras oficinas de Perfeição e os Capítulos. É hoje reconhecido por 48 Supremos Conselhos do Mundo. Desde 18 de outubro de 1951, tem tratado de reconhecido pelo Supremo Conselho, 33 ° (Conselho Mãe do Mundo), Antigo e Aceito Rito Escocês da Maçonaria, do Sul da Jurisdição, E.U.A.
Muitas Lojas do Rito Schröder têm autorizado seus membros para seguirem os Altos-Graus no Rito Escocês Antigo e Aceito o que tem influído de modo direto na ritualística do simbolismo Schröder.
O § 13 do Estatuto da Loja Absalom normatiza as condições dos seus membros em relação aos Altos-Graus.
O item (1) prevê que “o candidato deverá ser alertado oralmente e por escrito novamente antes de sua admissão em Loja e, o membro novamente antes de sua elevação ao grau de Mestre, que o conteúdo dos ensinamentos maçônicos está contido nos três graus de São João e, que a Loja “Absalom” não acha adequado conforme as suas tradições, que os seus membros adquiram a qualidade de membro ou membro de honra em uma Loja ou Associação semelhante a uma Loja que tenha o Sistema de Graus Elevados, conquanto esta não trabalhe somente nos três graus do Aprendiz, Companheiro e Mestre. A filiação às Associações Mistas de homens e mulheres não é permitido de qualquer forma”.
O item (2) também afirma que “o citado no item (1) também é válido para o candidato”.
No item (3) mesmo a Loja orientada pelo princípio da liberdade prevê que “quem, apesar disto, quiser filiar-se a um sistema de graus elevados, terá antes que dar ciência do fato ao Venerável Mestre deste seu intento e solicitar seu consentimento. O Venerável Mestre só poderá dar licença, se a maioria dos membros, em assembléia, tiver dado os seus consentimentos”.
A Loja é severa com relação aos membros que se filiarem sem consentimento prevendo no seu item (4) o seguinte: “A filiação a um Sistema de graus elevados ou a uma Associação Mista de homens e mulheres, sem o conhecimento e/ou consentimento do Venerável Mestre, acarreta a imediata e pronta perda da sua qualidade de sócio da Loja “Absalom”.